17ª Reunião do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Viçosa

Postado em 12/jun/2019

A 17ª Reunião do Fórum Municipal Lixo e Cidadania Viçosa (FMLC Viçosa) ocorreu dia 24 de maio, na Câmara Municipal de Viçosa, e é um espaço aberto a participação de toda a comunidade. Configura-se em um espaço rico em discussões acerca da limpeza da cidade, coleta seletiva, como também sobre o fortalecimento e visibilidade das associações de catadores de materiais recicláveis do município de Viçosa, a ACAT e a ACAMARE.

Esse Fórum teve as seguintes pautas: mobilização das comunidades viçosenses sobre a coleta seletiva e a legislação dos espaços de festas. Nesse momento, as catadoras falaram sobre suas ações para ampliarem a coleta seletiva nos bairros, tendo em vista que são as associações que fazem esse trabalho nas localidades.

A ACAT pôde falar sobre sua experiência na mobilização realizada com moradores do bairro de Fátima, onde foi possível perceber que a comunidade está interessada em fazer a separação dos materiais recicláveis e disponibilizá-los para a coleta. Enquanto a ACAMARE iniciará a mobilização com os moradores do bairro João Braz. Também foi relatado alguns desafios que estão enfrentando na busca pela melhoria do recolhimento dos materiais recicláveis disponibilizados pelos moradores.

Com relação à legislação dos espaços de festas, os grandes geradores de resíduos da cidade de Viçosa, como mercados e escolas, entre outros, serão convidados para participarem da próxima reunião, a 18ª Reunião do FMLC Viçosa, que acontecerá no dia 28/06, na Câmara Municipal de Viçosa.

 

Obs: O Fórum Municipal Lixo e Cidadania Viçosa (FMLC-Viçosa) é uma instância que agrega pessoas e organizações interessadas pela gestão dos resíduos sólidos nos municípios; de caráter permanente de discussão, proposição, articulação, apoio técnico, capacitação e sensibilização para a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos, atuando de acordo com os princípios dos Fóruns Nacional e Estadual Lixo & Cidadania, com o Movimento Nacional dos Catadores e em consonância com a legislação vigente.