Postado em 13/nov/2017
No dia 15/11/2017, ocorreu a estreia do filme “Olha a coleta!” em São José do Triunfo, com exibição aberta para a comunidade. O documentário, que foi produzido por integrantes do Projeto Interação e colaboradores, faz parte do projeto “Descortinando o Trabalho Invisível dos Catadores”, que visa a produção de uma série de materiais audiovisuais para dar visibilidade ao trabalho realizado pelos (as) catadores (as) da ACAMARE (Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa) e da ACAT (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa).
No primeiro episódio da série, é documentada a coleta de materiais recicláveis realizada pelas catadoras da ACAMARE nos bairros Cachoeira de Santa Cruz e São José do Triunfo, em um caminhão fornecido pela esfera pública.
A singularidade da coleta realizada nessas localidades foi determinante para o sucesso da coleta seletiva nesses dois bairros entre os anos de 2015 e 2017, sendo estes os que apresentaram os melhores resultados referentes à coleta seletiva em Viçosa.
No entanto, com a mudança da responsabilidade da coleta para a autarquia responsável pela limpeza urbana na cidade, o volume de materiais recicláveis que chega à Usina de Triagem, proveniente desses dois bairros, reduziu significativamente.
Essa realidade interferiu fortemente na renda arrecadada pelos catadores e catadoras, que não recebem nenhuma remuneração pela sua força de trabalho, apenas o equivalente à venda de materiais recicláveis.
As catadoras Adiciele, Paula e Selma falam um pouco sobre esse histórico, com orgulho do trabalho realizado, e comentam sobre como as falhas na coleta seletiva, devido ao mau gerenciamento do poder público, impactam negativamente seu orçamento.
O vídeo pode ser acessado clicando aqui (ao clicar em “aqui”, você será redirecionado para o YouTube).