Projeto InterAção participa da Semana Acalourada da UFV

Postado em 26/mar/2018

Foto: Nina Rosa.

A semana de acolhimento aos calouros da Universidade Federal de Viçosa teve início com o evento “Sustentabilidade no Campus UFV: e eu com isso?”, organizado com uma parceria entre a Divisão de Gerenciamento de Resíduos (DGS), a Estação de Tratamento de Água (ETA) e o programa de extensão da UFV, Projeto InterAção.

Na manhã do dia 19 de março, os estudantes que subiam a reta das Quatro Pilastras para as primeiras aulas do dia se depararam com alguns questionamentos ao longo do caminho. O objetivo das placas penduradas nas árvores era levantar a reflexão sobre aspectos relacionados com a sustentabilidade no campus, como a geração e a destinação de resíduos sólidos e o tratamento de água e esgoto na UFV.

Fotos: Nina Rosa.

Além das placas, foram feitas outras intervenções na entrada principal da universidade, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade acadêmica para os temas água e resíduo. Sobre a água, a torneira deixada propositalmente aberta no meio do caminho com a frase “Desperdício de água: te incomoda?” de fato incomodou muitas pessoas, que por várias vezes tentaram fechar a torneira, devido ao incômodo com o “desperdício” (a água, na verdade, vinha da lagoa da UFV e, ao infiltrar no solo, retornava para a lagoa). O objetivo dessa instalação era gerar a reflexão sobre o consumo consciente de água. Já em relação à temática resíduos sólidos, o material espalhado no meio da calçada, ao lado da frase “Lixo para você? Renda para os catadores!”, tinha o intuito de problematizar o valor daquilo que consideramos como “lixo”, mas gera renda aos catadores de materiais recicláveis.

Fotos: Nina Rosa.

Ao final do trajeto, os interessados sobre a coleta seletiva de resíduos e o tratamento de água e esgoto dentro e fora do campus UFV podiam sanar suas dúvidas com integrantes da DGS, da ETA e do Projeto Interação, em um estande que trazia diversas informações sobre água e resíduos, por meio de pequenas instalações artístico-pedagógicas.