Postado em 31/maio/2016
Ana Maria Castro
Hoje, 31 de maio de 2016, estagiários do Projeto InterAção fizeram uma visita técnica à Usina de Triagem de Viçosa, com o intuito de ver a atual situação da mesma, bem como identificar problemas relativos à coleta seletiva.
A ACAMARE, associação que trabalha no local, estava desenvolvendo atividades como: triagem dos materiais recicláveis que chegaram hoje à Usina, enfardamento dos materiais já triados para sua comercialização e carregamento de um caminhão com sucatas de ferro velho, para venda.
Nossa equipe verificou na esteira de triagem que muitos materiais não recicláveis estão chegando misturados aos recicláveis, como resto de comida e lâmpadas.
Outro fato que nossa equipe presenciou foi a retirada da caçamba com os materiais não recicláveis pelo SAAE. Nesta caçamba são despejados todos os resíduos que passam pela esteira, mas não são comercializáveis pela associação, mesmo tendo potencial reciclável. Então, todo dia o SAAE recolhe essa caçamba e direciona ao Aterro Sanitário de Viçosa.
Foram identificados na caçamba materiais como isopor e plástico laminado, que embora possam ir para a indústria da reciclagem, a ACAMARE não consegue vender estes materiais, então eles são direcionados ao aterro.
Outro fator relevante é a quantidade de cachorros abandonados que há na Usina. Caso você tenha interesse em adotar algum, entre em contato com a associação!