Postado em 06/out/2016
Ana Maria Castro
Com a realização da pesquisa online “Coleta Seletiva em Viçosa-MG” nos últimos dois meses pelo Projeto InterAção, ficou evidente a dúvida da comunidade viçosense sobre a destinação dos resíduos sólidos em Viçosa. Ao serem perguntados sobre a destinação que é feita em Viçosa, apareceram respostas como: lixão, aterro controlado, “não sei”, dentre outras, evidenciando a falta de informação sobre essa questão.
A coleta dos resíduos sólidos de Viçosa é feita pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) desde o ano de 2010, e este possui duas frotas diferenciadas: uma para coleta seletiva e outra para a coleta convencional.
A coleta convencional é feita todos os dias (excesso domingo e feriados) na cidade toda e seus horários foram alterados recentemente e podem ser consultados no site do SAAE (www.saaevicosa.com.br). Com relação à coleta seletiva, ela passa em lugares, dias e horários específicos, apenas onde foi realizada a implantação da coleta seletiva, com prévia sensibilização dos moradores.
Desde 2008, a implantação da coleta seletiva em Viçosa é feita pelo Projeto InterAção. Iniciou-se em 2008 com seis localidades piloto, com a sensibilização porta a porta de cada morador dos locais selecionados. Atualmente, mais de 50 localidades são atendidas pela coleta seletiva e, no ano de 2016, a implantação foi realizada em novos locais pelos próprios moradores, que entraram em contato diretamente com o SAAE com essa demanda, a exemplo dos bairros Inácio Martins e Belvedere e do edifício Porto Belo.
Sobre a destinação dos resíduos sólidos coletados, esta é dividida de duas formas: todos os resíduos coletados pela frota convencional, que corresponde aos caminhões do tipo prensa, são levados diretamente ao Aterro Sanitário de Viçosa (Figura 1), sem nenhuma triagem e recuperação de fração orgânica e reciclável. Já os resíduos coletados pelo caminhão da coleta seletiva, que é um caminhão do tipo basculante, são direcionados às associações de catadores da cidade, ACAMARE (Figura 2) e ACAT (Figura 3).
Para saber se o caminhão da coleta seletiva passa onde você mora, verifique a tabela no link abaixo:
Rota do caminhão da coleta seletiva
Reportagem publicada em 2016.