Catadores

Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE)

Desde o ano de 2002, há trabalhadores atuando na Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa, separando todos os resíduos sólidos recicláveis que o poder público, responsável pelo transporte e gestão, encaminha ao local. Toda a renda dessas pessoas é obtida da venda dos materiais separados e vendidos, sem nenhum apoio financeiro por parte do poder público pelo trabalho ambiental realizado.

Em 2008, os trabalhadores da Usina se oficializaram como uma associação, a Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE), com a incubação pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP). Esta associação trabalha até hoje na Usina triando, prensando, enfardando e comercializando materiais recicláveis levados pelo SAAE até o local.

DSCF5258

Catadora da ACAMARE

ACAMARE triando na esteira

ACAMARE triando na esteira

Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT)

Desde sua criação, a associação é composta por catadores que buscam os materiais recicláveis nas ruas de Viçosa, contribuindo para a limpeza da cidade e destinação adequada dos resíduos sólidos recicláveis. Após coletados os resíduos, os catadores levam para a sede, prensam e pesam e recebem da venda o valor correspondente ao peso do que coletou. É importante ressaltar que toda a renda desses catadores vem da venda dos materiais recicláveis coletados e vendidos.

A associação de catadores, que havia se enfraquecido após a mudança da sua antiga sede (Travessa Pordue), que por estar inapropriada para tal atividade foi desativada, voltou a se fortalecer no ano de 2016, e conta atualmente com quinze associados, com sede no galpão da Sociedade São Vicente de Paula, no final da Rua Santana.

Carrocinha de um catador da ACAT

Carrocinha de um catador da ACAT

Pátio da nova sede da ACAT

Pátio da nova sede da ACAT